Encarando a verdade com maturidade.



Estive refletindo sobre como não suportamos exortações sinceras (em amor) ao nosso respeito ou a respeito de quem admiramos. Ficamos como que um animal acuado, agressivo, justificando tudo o que foi exposto diante de nós.

 Lembro-me de um texto na Bíblia onde Jesus repreende Pedro:
"Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." Mateus 16:23

Quem questiona o Amor de Jesus por Pedro? Ninguém! Jesus Ama Pedro, e isso não o impede de ser duro com Pedro quando necessário. Seis dias depois, estava Pedro junto com Tiago e João vendo Jesus transfigurado com o rosto resplandecente como o Sol (Mt 17:1). Pedro ser repreendido não o "descredenciou" a ter essa maravilhosa experiência com Jesus, também isso não é uma questão de mérito e sim de Graça, porque qual mérito temos diante de Deus? Nenhum né! 

Adiamos processos de cura porque não encaramos a verdade exposta a nós, costumamos sempre ficar como "dodóis" e ouvir somente aquilo que nos convém ouvir. Talvez essa seja uma das explicações de tantas adequações e ajustes que fazemos do evangelho até que se encaixe as nossas necessidades.

É importante dizer também, que muitas exortações estão cheias de depreciação e criticas a nível pessoal, exortações de pessoas que não tiram a trave do próprio olho antes de tentar tirar o cisco do olho do próximo(Lc 6:42). Sim, existe muito disso também e não podemos ignorar esse triste fato. No entanto, o que quero incentivar com este artigo é que você seja humilde e sincero diante de si mesmo e diante de Deus, buscando aprender a ouvir exortações sinceras para que aja ajustes e crescimento em sua vida.

"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto."
Provérbios 27:5

"...mas o que guarda a repreensão será honrado."
Provérbios 13:18



Que o Espírito Santo nos capacite!


Luciano Abreu

0 comentários:

Postar um comentário