• Os 5 ministérios - Apóstolos

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,” – Efésios 4:11

Bem aí vai mais um assunto que não terei como escrever em apenas um artigo. Poderia escrever, porém, ficaria: longo, cansativo e não seria dada a devida importância. Por isso, esta é uma introdução daquilo que estaremos escrevendo nestes dias. Vamos estar escrevendo sobre os cinco ministérios e o seu papel para somar à igreja nos dias de hoje. Sei que muito já temos ouvido e existe um vasto material escrito sobre este assunto porém, quero escrever e quem sabe desperta-lo à estar verificando os seus paradigmas com relação a este assunto. Peço também que ao ler não relacione a “fulano” ou” ciclano” mas sim analise as palavras e deixe somar para que você tome o posicionamento correto no seu exercício ministerial.Que o Espírito Santo de Deus possa nos direcionar e penetrar a nossa mente e alma permitindo que permaneça aquilo que de fato é a definição Dele para este assunto. Não queremos de maneira alguma generalizar ou acusar alguém com estes artigos mas que possamos ser maduros o suficiente para analisar cada palavra.

Introdução:

Hoje temos visto ministros de Deus sendo ungidos apóstolos apenas por uma questão hierárquica, para poder diferenciar “quem manda” na categoria dos cinco ministérios. Também vemos pessoas sendo ungidas e reconhecidas como profetas pelo fato de ser usado no dom da profecia e trazer palavra profética. Ainda temos que lidar com o fato de evangelistas estarem ocupando a função pastoral, deixando de cumprir com seu chamado ministerial e pastores se vendo obrigados a forçar uma “colheita evangelística”. O ministério de ensino tem sido cada vez mais ofuscado e trocado por cultos que resultam em um “lucro maior” e assim o ministério de mestre sendo apagado da igreja. Como sempre não temos intuito de polemizar e sim colocar na luz aquilo que as escrituras nos falam sobre este assunto.
Peço a você que esteja lendo e orando sobre este assunto pois, com certeza, poderá aplicar em sua vida como cristão ou até mesmo descobrir que pode estar agindo fora do chamado de Deus para sua vida.
Saiba como usar o chamado de Deus para sua vida em prol do REINO DELE!

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,” - Efésios 4:11

Quero relembrar que desejo que Espírito Santo de Deus possa nos direcionar e penetrar a nossa mente e alma permitindo que permaneça aquilo que de fato é a definição Dele para este assunto. Não queremos de maneira alguma generalizar ou acusar alguém com estes artigos mas que possamos ser maduros o suficiente para analisar cada palavra.

Definição no dicionário:

Apóstolo – s. m.
1. Cada um dos doze discípulos de Jesus.
2. O que foi o primeiro a pregar o Cristianismo num país.
3. Fig. Propagandista dedicado (de grandes idéias).
4. Missionário exemplar.

Definição no dicionário bíblico:

Apóstolo –

Cada um dos 12 homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as bases da Igreja {Mt 10.2-4; Ef 2.20}. Apóstolo quer dizer “mensageiro”, isto é, aquele que é enviado para anunciar a mensagem de Deus. Por anunciarem o evangelho, Paulo e alguns outros também foram chamados de apóstolos {1Co 15.9; At 14.14}.

Hoje temos visto ministros de Deus sendo ungidos apóstolos apenas por uma questão hierárquica, para poder diferenciar “quem manda” na categoria dos cinco ministérios. Vejo que este é um erro que pode levar a igreja a desprezar o verdadeiro valor dos 5 ministérios para igreja.

Na verdade algumas coisas precisamos repensar.

1º) Quem concede os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres?
2º) Para que propósito estes homens são concedidos?

Se pararmos e respondermos apenas estas duas questões já seria suficiente para colocarmos a mão na cabeça e pensarmos: será que temos reconhecido e ungido apóstolos para que exerçam um propósito específico?

Analisem comigo Efésios 4:11

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”

Quem levanta um apóstolo tem de ser o Senhor. O propósito está nos versos 12 à 14 de Efésios 4.

“com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.

O Propósito é o aperfeiçoamento dos santos para desempenhar o seu serviço para a EDIFICAÇÃO DO CORPO. Além disso visando unidade e conhecimento do Filho de Deus. Isso é maravilhoso e muito mais além do que “títulos”, “hierarquias”, “postos”, “cargos” e coisas semelhantes.

Eu, particularmente, creio que Deus está levantando nestes últimos dias apóstolos, porém, se estes homens não tiverem o entendimento que: foram levantados por DEUS e para SERVIR o corpo para um propósito muito superior, aí fica difícil a igreja chegar ao amadurecimento necessário.

Isso se aplica a cada um dos ministérios que o SENHOR levanta com o propósito já mencionado.

Agora, por que almejar ser apóstolo? Por que não almejar ser evangelista, ou profeta, ou pastor ou mestre? Esta é a pergunta que tem que estar sendo feita na igreja dos dias de hoje. Pois neste almejar ser apóstolo, como se fosse o cargo mais alto, podemos acabar vivendo como o mundo, como uma empresa pensando em uma promoção tal qual: vendedor, sub-gerente, gerente, diretor até chegar a presidente. Este é o cuidado que devemos ter. Você não escolhe tal qual uma profissão ou uma carreira pois é DEUS quem CONCEDE/DÁ.

Meu clamor é que possamos amadurecer e deixar Deus levantar quem Ele quiser levantar para o ministério que assim aprouver. Pois nenhum é maior ou menor que outro pois, afinal, o fim não é ser apóstolo, profeta evangelista, pastor e mestre mas, sim termos uma igreja tal escrita em Efésios 4

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.

Agradeço a Deus pelos homens, apóstolos que Deus tem levantado nesta nação e oro para que possam ser instrumentos nas mãos de Deus, sempre dispostos a sertvir a IGREJA. Almeje estar sendo colocado no papel que Deus necessita para edificar a sua Igreja. Que possamos ser homens e mulheres dispostos a SERVIR a IGREJA do SENHOR JESUS!!!


CELSO BERTONI

1 comentários:

Chico Bento disse...

Excelente seu Blog, Lu. Muito boas reflexões!

Ass: Teta's da Bahia

Postar um comentário