O propósito da profecia

Uma profecia é dada para que haja encorajamento,mas também é dada para edificação. Edificar significa "construir". Muito da minha vida e do meu ministério tem sido construído sobre palavras proféticas que se cumpriram.Quase todo aspecto de maior importância de nosso ministério, inclusive os lugares para onde vou ministrar ou falar, é previamente dito numa profecia. Não me disponho a fazer alguma coisa ou a ir a algum lugar para ministrar a menos que antes o Senhor me tenha falado a respeito. Jesus agiu dessa mesma forma. Ele não ia atrás das necessidades humanas; ele somente fazia o que ele via o Pai fazendo. Não temos tempo para ir a lugares ou para começar a fazer o que Deus não esteja nos dirigindo a fazer. Creio que a nossa disposição para ouvir Deus antes de fazermos qualquer coisa capacita-nos a produzirmos frutos com os recursos e com o tempo que nos foi confiado.

Sei de servos de Deus que com sucesso construíram um ministério ou uma igreja tendo como base palavras proféticas. Sei também de alguns que naufragaram, e de outros que passaram por sérios desvios por não saberem julgar uma profecia. Muitos desses problemas aconteceram porque eles receberam uma genuína revelação do Senhor, mas erraram em sua interpretação, ou então não a aplicaram de forma correta. Para alguns, isso pode parecer complicado, mas este é o processo que de forma bem clara as Escrituras estabelecem, e pagaremos caro se nos desviarmos da firme sabedoria bíblica com respeito à revelação profética.

Tenho passado horas e mais horas com líderes evangélicos conservadores de grandes ministérios a quem Deus tem começado a falar através de sonhos, visões e profecias. Em muitos casos, ele passou a agir assim, mesmo violando a teologia deles. Isso tem sido tão frequente que cheguei a considerar se haverá ainda líderes evangélicos conservadores com quem Deus não esteja falando desse modo.

Em nosso ministério Morning Atar um fluxo quase que constante de contatos feeitos por pessoas que estão em busca de ajuda no sentido de entenderem o que está acontecendo com eles. O que eles talvez não estejam percebendo a esta altura é que as pessoas familiarizadas com a profecia, tanto quanto os evangélicos conservadores, necessitam da ajuda dos que têm alguma experiência com os dons proféticos. Para que a igreja atinja a maturidade a que é chamada, tem haver uma união entre os que conhecem as Escrituras e os que conhecem o poder de Deus, e isto agora está acontecendo num passo acelerado.

Pesquisei na Bíblia para conferir que os ensinamentos com base nas minhas experiências são bíblicos, e tenho plena confiança de que são.Tenho que admitir que alguns deles me fizeram enxergar certas passagens de um modo que nunca tinha visto anteriormente. mesmo assim, creio que isso é consistente com o propósito de revelações proféticas deste tipo. Uma profecia não é para ser usada para se estabelecer uma doutrina. Para isso a Bíblia nos foi dada, e creio que a doutrina da Bíblia é completa e que tem muitos exemplos de experiências proféticas que foram dadas a pessoas com o propósito de iluminar as Escrituras.

Um exemplo do Novo Testamento para isso é a visão que Pedro teve, resultado em sua ida à casa de Cornélio, o que abriu a porta da fé para os gentios. Essa experiência e o fruto que ela proporcionou tornou bem claro para a igreja que o Senhor pretendia fosse o evangelho pregado aos gentios. Isso não estabeleceu uma nova doutrina, mas iluminou o que as Escrituras dizem e o que o próprio Senhor tinha ensinado quando estava com eles, mas que aparentemente eles tinham esquecido.

Muitas das experiências incluídas nestes dois livros agiram deste mesmo modo comigo. Elas constantemente me fizeram lembrar de meus próprios ensinamentos e do que eu tinha aprendido de outras pessoas, mas que na melhor das hipóteses eu tinha aplicado apenas superficialmente em minha vida. Nesse sentido, essas experiências proféticas foram um constante desafio para mim, fazendo com que eu tomasse importantes medidas corretivas, e até mesmo que viesse a julgar certas coisas da minha vida e dos meus ensinamentos. Como fui eu que tive essas experiências, eu as considerei como aplicáveis a mim pessoalmente, e não presumi que as mesmas correções são necessárias para todos. Entretanto, creio que muitas delas, se não a maior parte, têm uma aplicação bem ampla na igreja de nossos dias.

Muitos temas desta dissertação repetem-se por vezes.Não apenas há afirmações que se repetem,mas alguns dos temas são tratados mais de uma vez, sob diferentes perspectivas, ou expressos de maneira diferente em situações não iguais. Entendo que isso aconteceu por causa da minha própria dificuldade de compreender as coisas,tal como parece ter sido o caso quando o Senhor teve que repetir o que dizia várias vezes a Pedro. Sei que repetições não constituem um bom estilo literário, mas também este não é o meu objetivo. Quando uma idéia é reforçada a probabilidade de que seja retido na memória aumenta. Assim, procurei da mesma forma, repetir tudo o que para mim foi repetido.

Rick Joyner

*Texto extraído do Livro: A Chamada Final

0 comentários:

Postar um comentário